De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 19:00, e aos sábados, das 08:00 às 12:00       (61) 3245-3444

Dicas de Saúde

 A natação e seus benefícios para o sistema respiratório

A natação e seus benefícios para o sistema respiratório

Fuga do calor e da baixa umidade para uns, esporte para outros, a natação está presente na vida do homem a anos. Existem pinturas rupestres de aproximadamente 7000 anos atrás com registros de pessoas nadando. Apesar do tempo, mostra-se muito atual e vem trazendo muitos benefícios para a saúde dos seus praticantes.

Sim, além de ser uma atividade prazerosa, nadar traz muitos benefícios para a saúde. Além de favorecer a perda de peso corporal, combater o estresse, a ansiedade, a depressão, tonificar os músculos, melhorar o sistema imunológico e auxiliar no combate a obesidade, a natação também possui um papel importantíssimo na prevenção e no tratamento de doença respiratórias de crianças e adultos.

O meio aquático oferece resistência ao corpo no momento da natação e, aliada as sequencias de inspiração e expiração realizadas durante a atividade, os músculos respiratórios usados (músculos do tronco) se desenvolvem, auxiliando na melhora do condicionamento cardiorrespiratório e aumenta a ventilação pulmonar.  Isso auxilia, por exemplo, pessoas que possuem asma, visto que, como a asma dificulta a entrada e saída de ar, a musculatura respiratória fortalecida pela natação auxiliaria o paciente em caso de crise.

Vale a pena pegar a sunga, biquíni ou maiô e cair na água. Afinal de contas, uma atividade tão prazerosa e com tantos benefícios assim não pode ser deixada de lado. Sua autoestima, sua mente e seu corpo serão gratos por você estar nadando e vão responder de maneira muito positiva aos seus estímulos.