Dicas de Saúde

Saiba mais sobre o HPV e como se prevenir

Com sintomas, muitas vezes, imperceptíveis, o HPV (Papilomavírus Humano) pode levar a alterações genitais graves, invadindo tecidos vizinhos e formando tumores malignos no colo do útero ou no pênis. O uso de camisinhas e a vacina contra o HPV são tentativas de prevenir o vírus que atinge cerca de 25% das mulheres brasileiras, sendo que nenhuma dessas tentativas é completamente eficiente.

A transmissão do vírus é feita, em sua maioria, por via sexual, mas pode também ser transmitido da mãe para o feto ou por inoculação através de objetos que alberguem o HPV. A maior parte das mulheres que entram em contato com o HPV desenvolvem imunidade espontânea, por isso, apesar de 75% das mulheres sexualmente ativas entrarem em contato com o vírus em algum momento da vida, seu sistema imunológico elimina o vírus, tornando o número de infectados menos expressivo.

A camisinha é uma forma de prevenção não só para o HPV, mas para muitas outras doenças sexualmente transmissíveis. É possível que mesmo com o seu uso, o vírus seja transmitido, por isso, uma outra forma de prevenção é a vacina contra o HPV, que previne contra os 4 mais agressivos dos mais de 100 subtipos do vírus. São eles o 16 e o 18, que causam câncer de colo de útero e o 6 e o 11, que causam verruga genital.

Para o diagnóstico e tratamento dos demais subtipos, é necessário fazer o exame Papanicolau anualmente para que seja possível identificar precocemente a presença do vírus e fazer o tratamento correto que pode incluir medicamentos, cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.

Usar preservativos, manter relações sexuais de maneira saudável, se informar melhor sobre a vacina, ir ao ginecologista periodicamente, fazer exames e ficar atento às mudanças do corpo, são algumas das atitudes que podem auxiliar no diagnóstico precoce e até evitar doenças mais graves. Procure um médico, cuide da sua saúde, cuide da sua vida!